Moda

Looks que afinam a silhueta:Como fazer boas escolhas para o seu visual

Especialista dá dicas para escolher as peças ideias para seu formato de corpo e conquistar a silhueta mais estreita em pontos estratégicos.

Quem busca otimizar o visual para conseguir uma figura mais longilínea deve analisar primeiramente o seu formato de silhueta para eleger as peças que melhor valorizem suas características.

Segundo a consultora de imagem e estilo Ana Vaz, para cada formato de corpo há alguns "truques" que podem ser usados para afinar a silhueta e conseguir o efeito de que você é mais alta e magra.

Vale ressaltar que afinar a silhueta não deve se tornar uma obrigação ou regra. As dicas servem para quem deseja obter esse efeito, não para pregar uma obrigação a todas mulheres. Devemos sempre respeitar e valorizar as mais variadas belezas e silhuetas.

Dicas fáceis para você seguir

Em geral, para disfarçar a parte do corpo que é mais larga, você pode optar por cores discretas, opacas e escuras. Para evidenciar as partes mais estreitas do corpo, você pode apostar nos tons mais chamativos, cores vivas e estampas.

Entretanto, as estampas podem criar efeitos diferentes dependendo de seus formatos e cores. As estampas miúdas, com desenhos pequenos e aglomerados, tendem a diminuir a silhueta. Já as estampas grandes, com desenhos amplos e bastante espaço entre eles, criam o efeito de silhueta mais larga.

Por isso, vale a pena escolher bem que tipo de estampa você quer para cada parte do corpo. Estampas miúdas com fundo em cores escuras como preto e azul marinho também ajudam a dar a impressão de silhueta mais fina e também amenizam a aparência de celulite e dobrinhas.

Outra dica é apostar nos saltos. Eles são grandes aliados para conquistar o efeito de silhueta longilínea. Para mulheres que estejam acima do peso, que tenham quadril largou ou que tenham as pernas grossas, sugere-se optar pelos saltos largos.

Confira alguns dos looks sugeridos pela especialista para os principais formatos de corpo:

1. Silhueta tipo triângulo e ampulheta
A silhueta tipo triângulo é aquela com quadril largo e o tronco mais estreito, já o ampulheta é o formato que se assemelha ao objeto: cintura bem fina e ombro e quadril largos. O que usar: calças, saias e shorts retos ou flare e blusas de tecido "molinho" que acinturem. O que evitar: calças skinny, saia lápis e leggings.

2. Silhueta tipo retângulo e triângulo invertido
O corpo tipo retângulo é aquele que possui as proporções do ombro, cintura e quadril muito similares. Já o formato triângulo invertido é aquele com o ombro mais largo que o quadril, semelhante à figura geométrica que o nomeia.

O que usar: peças com bom caimento, corte reto, vestidos e macacões estilo blusê, calças flare. O que evitar: peças que chamem muita atenção na parte superior do corpo, como blusas com ombreira.

3. Silhueta oval
Este formato de corpo se assemelha ao retângulo nas proporções de ombro e quadril, porém com acúmulo de gordura na região abdominal. O que usar: saias longas de tecido molinho e cintura alta, especialmente as em formato A e blusas em decote V. O que evitar: tecidos muito estruturados e looks que marquem abaixo da barriga.

Sendo assim, vale a pena levar em consideração as dicas específicas para o seu formato de corpo e experimentar vários looks em casa e nas lojas. Procure variações dos looks citados acima e não desista de encontrar peças que valorizem seu corpo.

Uma dica para ajudar nas próximas compras é olhar o que você tem no guarda roupa e anotar peças que precisem de combinações. O segredo de um guarda roupa funcional é ter peças que combinem entre si e que caiam bem com outras peças que você tem. Por exemplo, um suéter preto combina com praticamente qualquer calça. Uma calça jeans pode ter inúmeras combinações de blusas e camisetinhas. Conheça o seu guarda roupa e isso te fará comprar roupas de forma mais funcional.

Vestir-se é uma questão de experimentar e se autoconhecer. Preste atenção no efeito que cada peça, modelagem, cor e estampa dá no seu corpo e descubra o que mais faz você se sentir bem, bonita e confortável. E quando decidir criar looks que estão na moda, não sacrifique seu visual para estar "na moda": procure o que cai bem em você e não se torne escrava das tendências.

 



http://www.dicasdemulher.com.br

Página Inicial   |   Cadastre-se   |   Contato   |   Anuncie   |   Mapa do Portal   |   bondequipe